Esgotamento Sanitário

A CAEPA investe em um futuro sustentável para o saneamento

Esgotamento sanitário

Esgotamento sanitário

Depois de 354 anos de existência, Paraibuna passou a ter seus esgotos tratados. Em 2020, foi implantada a Estação de Produção de Água de Reuso (EPAR) “José Toledo Diniz”, com capacidade de tratar até dois milhões de litros de esgoto por dia, atendendo a área toda urbana e rural de Paraibuna ao final das obras do sistema de esgotamento sanitário.
 
A E.P.A.R. conta com automação total de todos os processos, utilizando equipamentos de procedência internacional, aliado a um moderno sistema de Biobob® com mídias sintéticas que atuam na aderência dos resíduos sólidos. Essa tecnologia cria um ambiente ideal, aumentando a eficiência do processo e maior volume de tratamento dos efluentes em espaços menores, garantindo menor geração de lodo, operação simplificada e a não indecência de odores. As fases do processo de tratamento são compostas por uma estação elevatória de esgoto bruto, pré-tratamento compacto, reator de digestão de matéria orgânica, decantação, sistema de desidratação de lodo e área de desinfecção. 

Outra tecnologia utilizada é a do tipo anaeróbia-aeróbio, onde todo o efluente passa por um processo misto de tratamento, sendo exposto a condições de ausência e injeção de oxigênio, que resultam na remoção de 90% da carga orgânica e oxigenação dissolvida em condições acima de 10 mg/L, o que contribui para a preservação dos corpos d’água e redução dos impactos ambientais.