Relatório de Limpeza do Decantador
Para a retirada do decantador de operação, foram tomadas algumas ações necessárias de maneira a não prejudicar o processo de tratamento assim como não colocar em risco a continuidade do fornecimento de água.
Foi definido o mês de junho e julho por ser um período de inverno com pouca incidência de chuvas evitando mudança significativa na característica da água bruta.
Elevado o nível do reservatório da Vila Camargo para o maior nível possível com o objetivo de propiciar a ETA (Estação de Tratamento de Água) ficar operando com praticamente toda a produção de água tratada direcionados para os outros dois reservatórios (Central e Zé Pedro) respectivamente, esta situação permitiu ficar operando com a bomba 01B da captação com menor vazão evitando uma sobrecarga no decantador que ficou operando isoladamente.
A retirada de operação foi iniciada no dia 19 de junho de 2016 às 17:00h de maneira lenta e gradativa vindo a finalizar na madrugada de 20 de junho de 2016 às 05:00h até 08:00h foi iniciado a remoção do lodo com término as 10:30 onde finalizou a lavagem completa do fundo e paredes internas do decantador.
Após secagem das paredes internas foi iniciado o tratamento com pintura de uma solução composta de cal hidratada + Sulfato de cobre nas paredes internas para evitar a formação de fungos.
MANUTENÇAO E REPAROS
Foram efetuados serviços de recuperação das paredes internas nos pontos onde foram observados deterioração com infiltração.
Recuperado a borda do vertedouro para os filtros possibilitando um escoamento uniforme da água.
Inspecionada válvula comporta de drenagem do decantador, permeabilidade do piso, tábuas de contenção de lodo e demais partes do mesmo.
OPORTUNIDADES DE MELHORIAS:
Observados melhorias futuras para uma próxima parada do decantador;
Recuperar haste e válvula comporta que já apresenta sinais de corrosão;
Fazer uma boa recuperação nas paredes do lado próximo a filtração para evitar infiltração e possíveis erosões da parede interna.
Verificar a possibilidade de recuperação da água drenada para efetuar a limpeza e também tratamento e destinação adequada lodo contido no fundo.